Praça da Matriz s/n Cx P. 06 - Juranda - PR
Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus
Histórico
“Juranda” era o nome de uma índia da tribo dos Carajás. O município foi criado e 16/12/1981.
Os primeiros habitantes chegaram em 1947 e eram de origem polonesa e ucraniana. A primeira missa foi celebrada por um padre ucraniano em 1948 ou 1949.
A inauguração da primeira capela foi em 19/04/1955. A capela era de madeira e media 56 m².
Em 1960 foi construída, ao fundo da atual igreja, uma nova capela, medindo 375 m². Em 1964 adquiriu-se o primeiro sino, vindo do Rio Grande do Sul, que custou 145 contos de réis.
A paróquia foi criada durante o bispado de dom Eliseu Simões Mendes, conforme o Decreto nº 56, do dia 2 de fevereiro de 1975. Sua instalação foi no dia 9 de março do mesmo ano. A capela Santo Expedito, até então pertencente à paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição de Mamborê, foi elevada a paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus. O motivo da mudança do nome é explicada pelo primeiro pároco Pe. Alfredo Blume: nas suas viagens pelo interior encontrava muitos buracos e atoleiros. Ao invocar Nossa Senhora Mãe de Deus, sempre era atendido. Outro motivo era o fato das pessoas conhecerem pouco sobre a vida de Santo Expedito. Desta forma, o nome foi mudado em uma reunião do Conselho Paroquial.
Na área que compreende a paróquia, que é o município de Juranda, residem aproximadamente 8 mil pessoas, incluindo várias denominações religiosas.
Párocos jesuítas: Pe. Alfredo Blume, SJ; Pe. Aloísio Ternus, SJ; Pe. Claudino Ritter, SJ e Pe. Wunibaldo Jacob Steffen, SJ.
A partir do ano 2000, a paróquia foi assumida pelos padres diocesanos. Foram párocos: Pe. Pedro Liss; Pe. Francisco Dantas de Carvalho; Pe. Luiz da Silva Andrade e Pe. Roberto Carlos Reis.
Os párocos foram auxiliados por vários vigários paroquiais e, durante certo período, foi administrada pelo Pe. José Coelho Pereira e pelo Pe. José Gonçalves de Almeida. Atualmente é administrada pelo Pe. Gessi de Matos.
A construção da capela do Santíssimo teve início em 05/07/2004 e, em agosto, teve início a reforma interna da igreja matriz. Foi consagrada como Templo e Casa de Oração, em 01/12/2004. As reformas foram retomadas em 2007, com a colocação dos vitrais, pintura interna e a reforma externa da igreja.
----------------------------
Nas fotos históricas (abaixo), a primeira igreja; a igreja velha e início da construção da nova; a atual igreja igreja em construção, em 1982